Os devotos de Nossa Senhora da Apresentação acordaram cedo neste domingo, 21 de novembro, para celebrar a data. A programação começou ainda na madrugada com a procissão fluvial condunzindo a imagem da Santa pelas águas do rio Potengi.
Ao chegar à Pedra do Rosário, a imagem foi conduzida em carreata até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta. No local, que é mais conhecido por Catedral Velha, uma missa foi celebrada pelo arcebispo emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo.
Ao longo do dia outras celebrações estão marcadas para comemorar o dia de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal. Às 15 horas, será iniciada a procissão, que percorrerá todas as regiões da capital até retornar à Catedral Metropolitana.
Às 18 horas, uma missa de encerramento será presidida por Dom Jaime Vieira Rocha, ainda na Catedral de Natal.
Patrimônio da cidade
O plenário da Câmara Municipal de Natal deu parecer favorável, em regime de urgência, a um projeto de lei do vereador Herberth Sena (PL) que declara a Festividade de Nossa Senhora da Apresentação como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Natal.
Pelo projeto, entende-se como Patrimônio Cultural Imaterial: a missa realizada na Pedra do Rosário às 5h, as procissões, novenas, e demais celebrações referentes à festividade realizada na capital durante o mês de novembro.