O volume de vendas do comércio varejista cresceu 6,2% em julho no Rio Grande do Norte. O dado é da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), que foi divulgada nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado superou a média do Brasil, que foi 5,2% no mesmo mês.
Segundo a pesquisa, 21 das 27 federações do Brasil apresentaram aumento no volume de vendas em julho em comparação com o mês anterior. Dos que tiveram média maior que a registrada nacionalmente, estão, além do Rio Grande do Norte, outros 12 estados.
No acumulado do ano, no entanto, há um registro de queda no volume de vendas do comércio varejista, com 7,8% a menos em comparação com o mesmo período de 2019. A média nacional, segundo o IBGE, foi de queda de 1,8%. O relatório aponta que oito das 27 unidades da federação apresentam perda acumulada no volume de vendas no ano, “o que indica a não recuperação do comércio varejista em relação a 2019”, segundo o órgão.
Já em comparativo com apenas o mês de julho de 2019, o volume de vendas de julho deste ano também caiu e foi de 2,6% a menos, uma das três maiores retrações do Brasil, ao lado da Bahia (- 2,7%) e de Sergipe (- 3,9%).
Varejo ampliado
A pesquisa aponta também que o comércio varejista ampliado (que abrange as atividades para veículos e material de construção) também cresceram no Rio Grande do Norte neste mês de julho em comparação com o mês anterior: 9,5%. A média também é maior que a nacional, que foi de 7,2% – o volume de vendas aumentou em 25 das 27 unidades da federação.