Autor do projeto ‘A vida fala mais alto’, aprovado à unanimidade na Assembleia Legislativa e sancionado pelo Executivo Estadual em 2021, o deputado Vivaldo Costa (PV) fez pronunciamento nesta quarta-feira (14), durante sessão plenária na Casa, solicitando ao governo a regulamentação deste programa de enfrentamento ao suicídio no Rio Grande do Norte. O parlamentar sugere a implantação gradativa do projeto, iniciando pelos municípios potiguares com maiores índices de suicídio.
“Sou um médico de roça e sei que um dos grandes problemas que a saúde enfrenta no interior é em relação à doença mental. Raramente um estudante de medicina faz opção pela psiquiatria e, por consequência, faltam profissionais especializados por toda parte para atenção ao doente mental”, disse Vivaldo.
Segundo ele, o projeto baseia-se em iniciativa adotada inicialmente no município de São José do Seridó, onde a prefeitura local, diante do alto índice de suicídios da população, incentivou a devida qualificação dos profissionais do programa Saúde da Família para atendimento adequado à saúde mental. “Foi um verdadeiro sucesso e o suicídio praticamente desapareceu ao longo de anos – daí eu ter me animado em apresentar esse projeto sancionado pela governadora Fátima (PT), mas que agora precisa ser colocado em prática”, observou o deputado.
Vivaldo considera o programa “exequível em todos os municípios potiguares” e disse já ter conversado e pedido o apoio do secretário de saúde do RN para que a pasta e o governo priorizem a breve regulamentação do projeto.