Prefeitura de Currais Novos notifica empresa responsável pelo Parque de Diversões na Rua Lula Gomes sobre poda e danos causados em árvores

Foto: Reprodução

Confira nota da Prefeitura:

A Prefeitura de Currais Novos por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMAAB) informa que notificou a empresa responsável pelo Parque de Diversões localizado na Rua Lula Gomes, que diante da poda e danos causados à algumas árvores, que seja obrigada a: a cada árvore retirada, deverá haver a recomposição (plantio de nova árvore), e a cada árvore que foi retirada, deverá ser plantada mais 03, inclusive, de médio porte.

A PMCN alerta que a poda de árvores de forma radical, é proibida e deve ser comunicada aos órgãos ambientais.



Deputado Francisco discute com secretário de Recursos Hídricos ações para enfrentamento da seca no RN

Foto: Reprodução

O deputado estadual Francisco do PT, presidente da Frente Parlamentar das Águas da Assembleia Legislativa, esteve reunido nesta sexta-feira (4) com o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Paulo Varela, para tratar da perfuração e instalação de poços em municípios potiguares que já enfrentam os efeitos da estiagem.

Durante o encontro, o parlamentar destacou a necessidade de ações emergenciais para garantir o abastecimento de água em comunidades rurais e urbanas atingidas pela escassez de chuvas. Francisco reforçou que, além da perfuração, é fundamental garantir a instalação dos poços, com equipamentos adequados para que a água chegue efetivamente à população.

“A gente sabe que a situação em muitas regiões do nosso estado já é crítica. Por isso, é urgente ampliar a atuação do Governo na perfuração e, sobretudo, na instalação dos poços, garantindo água de verdade para quem mais precisa”, afirmou o deputado.

Também participou da reunião o ex-prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, que reforçou a importância de acelerar essas ações, especialmente para os municípios do Seridó e de outras regiões que já sofrem com a falta de chuvas.



Marinha do Brasil abre inscrições para 400 vagas em curso de formação para técnicos de nível médio

Foto: Reprodução

Já estão abertas as inscrições para o concurso público da Marinha do Brasil que oferece 400 vagas para técnicos de nível médio interessados em ingressar no Corpo Auxiliar de Praças. O prazo segue até o dia 15 de julho, e é uma oportunidade para brasileiros de ambos os sexos que tenham formação técnica em áreas como Administração, Enfermagem, Informática, Radiologia, Mecânica, Eletrotécnica, entre outras.

Para participar, é preciso ter entre 18 e menos de 25 anos até 30 de junho de 2026, além de atender a critérios como idoneidade moral, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, e possuir condições físicas e psicológicas exigidas para a carreira. O valor da inscrição é de R$ 70, com possibilidade de isenção para inscritos no CadÚnico ou doadores de medula óssea até o dia 7 de julho.

A seleção conta com prova objetiva e redação marcadas para o dia 28 de setembro, além de etapas complementares como inspeção de saúde, avaliação psicológica e teste físico (com corrida e natação). Os aprovados realizarão o curso de formação no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio de Janeiro, recebendo durante o período bolsa-auxílio, fardamento, assistência médica e odontológica.

Após formados, os militares serão nomeados Cabos do Corpo Auxiliar de Praças, assumindo funções técnicas e administrativas em organizações da Marinha em todo o Brasil, com perspectiva de estabilidade, promoções e possibilidade de chegar ao posto de Suboficial.

O edital completo, com todas as especialidades técnicas contempladas, está disponível no site oficial da Marinha: www.marinha.mil.br.



Veículos para fiscalização e educação no trânsito são entregues em Currais Novos

Foto: Reprodução

O trabalho de fiscalização e educação no trânsito de Currais Novos contará a partir da próxima semana, com o reforço de 04 veículos que irão iniciar o trabalho educativo de conscientização em todo o município. A entrega dos 03 carros e 01 moto (doada pela Câmara Municipal) foi realizada na manhã desta sexta-feira (04) em frente ao “Palácio Raul Macedo” com a presença do Prefeito Lucas Galvão, do Secretário da SMTT, Pedro Antoniony, da equipe administrativa da SMTT, vereadores e servidores do município.

Na próxima semana, os primeiros agentes convocados do concurso irão se apresentar à secretaria para iniciarem os trabalhos educativos. Os veículos irão reforçar as ações de fiscalização e segurança no trânsito da cidade, uma iniciativa importante para o trabalho educativo para pedestres e motoristas, melhorando assim o fluxo e a mobilidade urbana no município. A Prefeitura e SMTT pedem aos motoristas e pedestres que estejam atentos ao trabalho de fiscalização que será realizado em toda a cidade, e que contribuam com um trânsito mais seguro para toda a população.



Espetáculo “Auto de Sant’Ana” acontecerá nos dias 16 e 17 de julho

Foto: Ruth Xavier

Um dos momentos de maior emoção da Festa da padroeira de Currais Novos, o Espetáculo “Auto de Sant’Ana” já tem data marcada: dias 16 e 17 de julho entre as Praças Cristo Rei e Tomaz Salustino, iniciando após a Missa. Com uma grande produção, os ensaios já tiveram início no Teatro Municipal “Ubirajara Galvão” com um elenco de 25 artistas currais-novenses que prometem um espetáculo belíssimo. Além deles, mais de dez pessoas fazem parte da equipe de apoio e produção.

O Auto é uma realização da Prefeitura de Currais Novos com produção da Secretaria Municipal de Cultura, e conta com direção geral de Joriana Pontes, texto de Cláudia Magalhães, música de Danilo Guanais, assessoria artística de Diana Fontes, figurinos e adereços de Marcos Leonardo, cenários criados por Manoel Neto, Gilca Leonardo como “Chefe de Palco” e Maria Aparecida (Nana) na produção de figurino.



Ezequiel Ferreira reforça apoio à nova lei de promoção de praças da PM e CBM

Foto: Reprodução

Representantes das forças de segurança do estado solicitaram celeridade na análise e votação do novo projeto de lei de Promoção de Praças da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), em audiência com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), nesta quinta-feira (3), na sede do Poder Legislativo. O projeto precisa ser enviado pelo Governo do Estado, em substituição à lei anterior, declarada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça do RN.

O deputado Ezequiel Ferreira destacou o compromisso do parlamento com o tema e afirmou que a Casa Legislativa está pronta para dar a devida prioridade à matéria. “Nos pronunciamos em plenário ontem, solicitando que o Governo envie o projeto até segunda-feira. Estamos prontos para aprová-lo. Assim que chegar, os líderes poderão inclusive renunciar aos prazos regimentais para que a votação ocorra no dia 10, junto à análise da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)”, afirmou o presidente da Assembleia.

O novo projeto visa regulamentar os critérios de promoção para praças e reorganizar os quadros de efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte, garantindo segurança jurídica ao processo.

Durante a reunião, o deputado Coronel Azevedo (PL) lembrou que houve reunião recente com o chefe da Casa Civil e o secretário de Segurança Pública, Coronel Araújo, além de representantes de todas as associações militares. “Agora, só falta o Governo enviar o texto à Assembleia. O projeto está pronto e precisamos garantir esse avanço para os homens e mulheres das forças de segurança”, destacou.

Na mesma linha, o vereador Subtenente Eliabe (PL) reforçou a importância da matéria. “Aprovar esse projeto é uma questão de justiça. Queremos registrar o compromisso do presidente Ezequiel e desta Casa com as forças de segurança e torcer para que os prazos prometidos pelo Governo sejam cumpridos, evitando prejuízos à categoria”, pontuou.

Por telefone, o líder do Governo na Assembleia, deputado Francisco do PT, também confirmou o interesse do Executivo em viabilizar a proposta. “Recebemos o compromisso de que o projeto será enviado até segunda-feira (7) para que possamos votá-lo já na quinta (10)”, afirmou.



Concurso Público Nacional Unificado alcança mais de 100 mil inscrições em 24 horas. Edição amplia a inclusão

Foto: Reprodução

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) comemorou, nesta quarta-feira (3/7), o ritmo acelerado de inscrições na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). 

Em menos de 24 horas, mais de 100 mil pessoas já haviam apresentado suas candidaturas em todos os blocos temáticos. O número total de pessoas candidatas só poderá ser levantado no dia 21 de julho, data limite para o pagamento da taxa de inscrição.

Em entrevista à rádio CBN, a ministra Esther Dweck destacou a receptividade da população ao novo modelo. “A gente está superfeliz de novo com a velocidade das inscrições. Em 23 horas, abriu ontem às 10 da manhã, já temos mais de 100 mil inscritos (100.070 inscritos) em todos os blocos. Então, a gente está bem feliz , mais uma vez, com a adesão da população na nossa modalidade de concursos”, afirmou.

Uma das novidades do CPNU 2 é a política de equiparação entre homens e mulheres na convocação para a segunda etapa, correspondente à prova discursiva. A medida busca enfrentar a disparidade observada na primeira edição: embora as mulheres tenham sido maioria nas inscrições (56%) e presença significativa na prova (54%), representaram 37 % das aprovações finais. “ R esolve mos adotar uma medida que foi feita no concurso do Itamaraty. A lógica é equiparar, na passagem da prova objeti va para a prova discursiva, o mesmo número, no mínimo, de homens e mulheres. Se tiverem mais mulheres, não se aplica essa regra”, detalhou a ministra.



Governo alinha estratégias para implantação da Escola Nacional de Turismo no RN. Entenda

Foto: Reprodução

Com foco no fortalecimento das políticas públicas de qualificação e desenvolvimento do setor turístico, o Governo do Rio Grande do Norte promoveu, na tarde desta quarta-feira (2), uma reunião estratégica na sede da Governadoria, em Natal. 

O encontro teve como objetivo alinhar e consolidar os detalhes do plano de trabalho já enviado ao Ministério do Turismo (MTur), visando à implantação da Escola Nacional de Turismo no RN.

A proposta integra uma política nacional coordenada pelo MTur, que prevê a criação de uma unidade da escola em cada estado brasileiro, com foco na capacitação profissional de trabalhadores do setor. No caso do Rio Grande do Norte, o projeto será distribuído em 11 cursos profissionalizantes, com execução em cinco polos regionais: Natal, Mossoró, Canguaretama, João Câmara e Currais Novos.

Participaram da reunião a governadora Fátima Bezerra, a secretária de Turismo Marina Marinho, representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), da FUNCERN (Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN) e da equipe técnica responsável pela elaboração do plano.

“O turismo é uma das principais forças econômicas do nosso estado, e não existe turismo forte sem gente preparada, valorizada e incluída. Essa reunião é mais um passo importante no nosso compromisso de levar educação, qualificação e oportunidade para todo o Rio Grande do Norte. A Escola Nacional de Turismo é uma política de inclusão e desenvolvimento regional que precisa sair do papel com o protagonismo do nosso estado”, afirmou a governadora Fátima Bezerra durante o encontro.

Com um investimento previsto de R$ 7,5 milhões, a proposta potiguar aposta em um modelo de descentralização que garante capilaridade e inclusão. O plano prevê que parte dos recursos seja executada por meio da FUNCERN, enquanto outra parte será descentralizada diretamente ao IFRN, responsável pela coordenação pedagógica e formativa.

O reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho, disse que o projeto pode atender mais de 4 mil estudantes. “E o mais importante é uma capacitação gratuita, pois temos um passivo muito grande na formação na área do turismo. E a nossa perspectiva é que a gente possa reverter esse histórico negativo”, disse.



Alerta: postos mantêm preço dos combustíveis, mesmo pagando menos: AGU pede investigação

Foto: Reprodução

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu a abertura de investigação de práticas anticoncorrenciais nos preços dos combustíveis após analisar indícios de que os distribuidores e revendedores não estariam repassando ao consumidor as reduções de preços praticadas pelas refinarias.

A manifestação da AGU, elaborada pelo Departamento de Assuntos Extrajudiciais da Controladoria-Geral da União (DAEX/CGU), analisou informações fornecidas pela Secretaria Especial de Análise Governamental, da Casa Civil da Presidência da República, e pela Secretaria Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, do Ministério de Minas e Energia.

A AGU encaminhou a manifestação com o pedido de apuração dos fatos ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), à Polícia Federal, à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e ainda à Procuradoria Nacional da União de Patrimônio Público e Probidade, unidade da AGU vinculada à Procuradoria-Geral da União (PGU).

Os documentos encaminhados à AGU apontam indícios de práticas anticoncorrenciais na formação dos preços de gasolina, de óleo diesel e de GLP ao longo da cadeia de abastecimento de combustíveis, especialmente nos elos de distribuição e revenda de combustíveis.

Também foram analisados problemas na formação de preços nos mercados de GLP, diesel e gasolina, especialmente na Região Norte, relacionados à Refinaria do Amazonas (REAM), além de problemas na formação de preços no mercado de distribuição de gás liquefeito de petróleo (GLP).

Nota informativa do Departamento de Combustíveis Derivados de Petróleo, do Ministério de Minas e Energia, que integra o conjunto documental analisado pela AGU, aponta que os elos de distribuição e de revenda de gasolina, óleo diesel e GLP, considerado todo o território nacional, não reajustam seus preços de forma proporcional aos reajustes realizados pelas refinarias, em detrimento dos consumidores.

Entre julho de 2024 e junho de 2025, observando os reajustes de preços efetuados pela Petrobras em suas refinarias, foram identificados sete reajustes nos preços de gasolina, óleo diesel e GLP, sendo três de aumento de preços e quatro de redução de preços.

De acordo com a nota informativa do Ministério de Minas e Energia, apenas na hipótese em que o reajuste da refinaria representa aumento de preços, os distribuidores e revendedores repassaram integralmente o valor reajustado e, em geral, em uma proporção maior do que o valor reajustado pela refinaria, em detrimento dos consumidores.

Nos casos em que o reajuste da refinaria representou redução dos preços, os distribuidores e revendedores reduziram seus preços em valores inferiores à redução praticada pela refinaria, dando aos distribuidores e revendedores uma renda adicional, absorvida em suas margens, em prejuízo dos consumidores.



RN inclui trechos solicitados por Francisco do PT na segunda etapa do Programa de Recuperação de Estradas

Foto: Reprodução

A exemplo do que aconteceu na primeira etapa, várias das 38 rodovias que serão recuperadas na segunda etapa do Programa de Recuperação de Estradas do Governo do Estado são fruto de demandas apresentadas pelo deputado estadual Francisco do PT, líder do Governo na Assembleia Legislativa.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (3) pela governadora Fátima Bezerra e contempla regiões estratégicas como o Seridó, o Litoral Sul e o Agreste.

Entre os trechos incluídos estão:• RN‑081, que liga Santana do Seridó à divisa com a Paraíba (São José do Sabugi); • RN‑089, entre Ouro Branco e Jardim do Seridó; • Rodovia que liga o distrito da Palma, em Caicó, até Ouro Branco (via RN‑118); • RN‑062, que liga Baía Formosa à BR‑101; • RN‑269, estrada que dá acesso ao município de Montanhas.

A inclusão dessas vias atende a pleitos encaminhados por Francisco do PT, que vem atuando junto ao Governo do Estado na busca por soluções para os gargalos da infraestrutura viária em diversas regiões do RN.

“Essas obras representam mais segurança, dignidade e oportunidades para o povo do Rio Grande do Norte. Agradeço à governadora Fátima Bezerra pela sensibilidade em atender nossas demandas e priorizar estradas fundamentais para o interior do estado”, afirmou o parlamentar.

A nova etapa do programa irá recuperar um total de 664,8 quilômetros de rodovias, com investimento previsto de R$ 651,5 milhões. A execução ficará a cargo do Departamento de Estradas de Rodagem do RN (DER-RN), com previsão de início nos próximos meses.