Lei que beneficia pessoas com deficiência visual é sancionada em Currais Novos

Na manhã desta sexta-feira (24), a Lei nº 3.687, que autoriza o Poder Executivo a adquirir livros para alunos com deficiência visual no Município de Currais Novos, foi sancionada.

Fruto do Projeto de Lei Nº 060/2021, de autoria do Vereador Ycleyber Trajano da Silva, a nova lei autoriza aquisições de livros e títulos em formatos acessíveis a esse público.

Ainda de acordo com a nova lei, a garantia abrangerá o maior número de obras e autores possíveis, nos mais variados gêneros literários, de modo a permitir a manutenção sistemática de amplo catálogo nas bibliotecas do munícipio.



Em Currais Novos, Escola Estadual Manoel Salustino oferece curso técnico em mineração

Foto: Reprodução/ Internet

A Escola Estadual Manoel Salustino, da Mina Brejuí, está oferecendo além do ensino regular o curso técnico em mineração. Os alunos aprendem na prática o trabalho com o minério e já podem ser encaminhados para estágios e trabalhos.

Em entrevista a Sidy´s Tv, o coordenador pedagógico Júnior Pereira vibra com o êxito do projeto “atualmente temos técnicos em mineração atuando no mercado”. A Escola é referência em educação para Currais Novos e região.



Currais Novos: para realinhar diretrizes da educação SEMEC realiza encontro com secretários escolares e gestores

Foto: Reprodução/Internet

A Secretaria Municipal de Educação de Currais Novos, por meio do Departamento de Inspeção Escolar, reunião na manhã desta sexta-feira (25) os gestores, coordenadores pedagógicos e secretários escolares da rede.

O objetivo, é realinhar procedimentos nos ciclos de ensino na rede para otimizar tanto os gestores quanto ao aluno. O encontro aconteceu no auditório da Escola Professor Humberto Gama.



Crime brutal: Homem mata ex-companheira, filha, sogros e tia no interior do RN; entenda o caso

Um crime brutal foi registrado no município de Passa e Fica, no Agreste Potiguar, na manhã deste sábado (25). Um homem matou a ex-companheira, a filha do casal, os pais dela e ainda uma tia dele. 

As primeiras informações indicam que o homem chegou à casa da ex-mulher e surpreendeu o pai dela, que foi o primeiro a ser morto. Depois, ele invadiu o local e saiu matando as outras pessoas.

A filha dele com a mulher teria apenas 6 anos, o que ainda não foi confirmado pela Polícia Militar. A tia dele teria sido morta com golpes de foice.

A assessoria de comunicação da Polícia Militar confirmou a chacina, mas informou que ainda não tinha mais informações. No entanto, reforçou que buscas estão sendo feitas pelo suspeito.



63% dos Municípios vacinam adolescentes sem comorbidades e 60% já aplicam dose de reforço

Adolescentes entre 12 e 17 anos sem comorbidades estão sendo vacinados contra a Covid-19 em 63% dos Municípios brasileiros nesta semana. Outros 37% imunizam pessoas entre 18 e 24 anos. E menos de 1% acima dessa faixa etária. Os dados são da 26ª edição da pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O levantamento, realizado entre os dias 20 e 23 de setembro, ouviu 2.461 gestores municipais.

A pesquisa também mostrou que 75% dos Municípios mantiveram a vacinação de adolescentes mesmo após nota técnica do Ministério da Saúde publicada na semana passada orientando a retirada desse grupo da campanha de imunização. A CNM destaca que, nesta quarta-feira, 22, a pasta voltou a recomendar a vacinação à faixa etária de 12 a 17 anos sem comorbidades. A decisão vai ao encontro do posicionamento técnico da Confederação, que divulgou nota reforçando a imunização de crianças e adolescentes, conforme autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Já a aplicação da dose de reforço em idosos teve início em 60% das cidades. Dos que ainda não iniciaram, 84% afirmaram que já estão organizados para iniciar essa vacinação. Na semana passada, a pesquisa mostrou que essa imunização era uma realidade em 31% dos Municípios.

Suspensão de aulas
Esta edição da pesquisa trouxe uma nova questão para analisar a retomada das aulas pelos Entes locais. Segundo o levantamento, cerca de 78% dos Municípios deram início às aulas presenciais, totalizando 1.921 das cidades ouvidas. Dessas, 23% já precisaram suspender aulas de pelo menos uma turma em função de casos de Covid-19. Outros 77% afirmaram que não tiveram de adotar esse tipo de medida até o momento.

Falta de imunizantes
Um em cada cinco Municípios pesquisados ficaram sem imunizantes nesta semana, totalizando 21% ou 508 localidades. Desses, 45% apontaram que faltou vacina para a primeira dose, especialmente a da Pfizer (80%). Já 70% dos gestores afirmaram que não conseguiram completar o esquema vacinal da população por falta de imunizante. Nesse caso, a vacina que apresentou a maior falta foi a Astrazeneca (96%).

Novos casos e óbitos
Nesta semana, 1.830 (74%) Municípios não registraram óbitos pela doença. Outros 11% apontaram estabilidade; 8% queda; e 5% aumento. Os casos de internações também apresentaram cenário otimista: 59% Municípios não tiveram novas internações; 16% estabilidade; 15% queda; e 7% aumento. Quanto a novos casos confirmados, 25% dos Municípios não registraram; 30% tiveram estabilidade; 24% queda; e 17% aumento.

A variante Delta foi detectada em 13% dos Municípios, percentual próximo ao registrado na semana passada, de 12,1%. Medidas restritivas de circulação ou atividades econômicas ainda ocorrem em 43% dos Municípios nesta semana. E 10% afirmaram que já editaram decreto no sentido de obrigar a vacinação para que se possa frequentar espaços coletivos.



Prefeitura de Sousa, no Sertão da Paraíba, anuncia concurso público com 249 vagas

O prefeito de Sousa, no Sertão da Paraíba, Fábio Tyrone (Cidadania), anunciou um concurso público que deverá ser realizado ainda em 2021. Segundo informações disponibilizadas pela gestão municipal, serão disponibilizadas ao todo 249 vagas em diversas áreas.

O certame será realizado pela Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba (CPCON-UEPB). A assinatura do contrato com a CPCON está prevista para o dia 5 de outubro e em 8 de outubro deverá ocorrer a publicação do edital.

Segundo a prefeitura, o período de inscrições será de 18 de outubro a 18 de novembro. As provas serão realizadas no dia 5 de dezembro e a divulgação do resultado será no dia 31 de dezembro de 2021.

Em 2019, a Justiça da Paraíba suspendeu, em caráter liminar, o andamento da concorrência pública para seleção de organizadora para um concurso na Prefeitura de Sousa. A decisão foi do juiz Bernardo Antônio da Silva Lacerda, da 4ª Vara Mista de Sousa.



Curraisnovense fundador da Editora Cortez morre em São Paulo aos 84 anos

Morre o editor curraisnovense José Xavier Cortez na madrugada desta sexta-feira 24, em São Paulo. Segundo matéria do Saiba Mais, ele tinha 84 anos e a morte foi confirmada no perfil oficial da Editora Cortez: “Com imenso pesar comunicamos o falecimento de José Xavier Cortez (1936-2021), nosso querido fundador”, inicia o texto.

Cortez saiu aos 17 anos de Currais Novos/RN, e ingressou em 1966 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde iniciou sua carreira no mercado editorial como livreiro e editor. Ele dedicou sua vida à Educação Brasileira, garantindo a estrutura editorial para que autores importantes continuassem conectados ao ensino básico.

Cortez nasceu em 1936, num sítio em Currais e entrou na Marinha aos 19 anos, em Pernambuco, onde fez a escola de aprendiz de marinheiros. Foi expulso em 1964 ao participar de um movimento considerado subversivo já quando servia no Rio de Janeiro. Foi então para São Paulo, onde virou lavador de carros. Conseguiu entrar na faculdade de Economia da PUC em 1966 e a partir de então a vender livros para se manter e bancar os estudos. Seus clientes, intelectuais de vanguarda.



Currais Novos homenageia Polícia Militar

Currais Novos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira (24), um evento de agradecimento ao comando da 3° Companhia Independente de Policia Militar.

Na ocasião, foi entregue Concessão de Elogio Militar pelos relevantes serviços prestados e pela contribuição no enfrentamento a pandemia da COVID-19, por meio da disponibilização diária da guarnição do Núcleo de Prevenção da 3ª CIPM para acompanhar os trabalhos da Vigilância em Saúde nas ações de educação em saúde e fiscalização nos mais diversos pontos da cidade e da zona rural, tendo sido uma força significativa para o alcance dos bons resultados epidemiológicos apresentados pelo município.

Foram homenageados os PMs:
2º Sgt PM Lenilson Pereira da Silva;
2º Sgt PM José Ferreira de Oliveira;
2º Sgt PM Geonardo Salustiano Abdias;
3º Sgt PM Luzia de Fátima Ribeiro de Alcantara Silva Galvão;
3º Sgt PM Iranildo Pereira dos Santos;
3º Sgt PM Pedro Antoniony Araújo da Silva;
3º Sgt PM Adrian Medeiros da Silva;
3º Sgt PM Jailson Tertuliano Silva;
3º Sgt PM Thiago Henrique de Araújo;
Cb PM Rodrigo Batista de Medeiros;
Cb PM José Vagner Lucena Costa.

Em sua fala, o Prefeito Odon Júnior lembrou do enorme desafio encontrado pela Gestão no início da Pandemia e agradeceu o empenho de todos que estavam na linha de frente. “Foram muitos desafios. Um trabalho árduo e desafiador que, a cada dia, nos trazia novos aprendizados. Nos resta agradecer, a cada um dos aqui estão e a todos que estiveram presentes, dia a dia, pela valorosa contribuição nessa luta que ainda não acabou, mas que, certamente, está próxima do fim. Obrigado a todos e a nossa gratidão eterna”, disse o Prefeito Odon Júnior.



Lei obriga bares e restaurantes do RN a garantirem segurança de mulheres em risco

Os bares, restaurantes e casas noturnas, localizados no âmbito do Rio Grande do Norte, passam a ser obrigados a adotar medidas de auxílio e segurança à mulher que se sinta em situação de risco nesses estabelecimentos. A nova lei foi sancionada pela governadora Fátima Bezerra e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (23)

De acordo com a lei n° 10.986, de autoria do deputado estadual Francisco do PT, o auxílio à mulher será prestado pelo empreendimento mediante a oferta de acompanhamento até o carro, outro meio de transporte ou comunicação à polícia. Além disso, devem ser utilizados cartazes fixados nos banheiros femininos ou em qualquer ambiente do local, informando a disponibilidade do empreendimento para o auxílio à mulher que se sinta em situação de iminente risco de sofrer abusos físicos, psicológicos ou sexuais. 

Ainda segundo a medida, outras estratégias que possibilitem a comunicação eficaz entre a mulher e o empreendimento podem ser adotadas. Os funcionários dos empreendimentos deverão ser capacitados por meio de treinamentos para agirem conforme estabelece a legislação. A lei também estabelece que o Estado do Rio Grande do Norte, por meio de seus órgãos e entidades, poderá firmar convênio com entidades representativas dos empreendimentos a fim de promover treinamentos objetivando a execução da nova lei.

“Essa lei é de extrema importância, porque a gente já vem fazendo campanhas para combater a cultura do assédio, da violência de gênero, mas uma lei vem para estabelecer uma melhor parceria entre a rede estadual e os bares e restaurantes no enfrentamento a essa temática, que não é simples de enfrentar. Medidas que façam com que essas mulheres se sintam em um ambiente seguro, para que elas tenham a quem recorrer”, destacou Wanessa Fialho, subsecretária de Políticas para Mulheres, da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), em entrevista à TV Tropical.



Vacina testada em Natal mostra eficácia de 100% contra casos graves da covid-19

A vacina Clover, desenvolvida pela fabricante Sichuan Clover Biopharmaceutical, mostrou eficácia de 100% para casos graves da covid-19. O resultado foi divulgado após a conclusão da fase 3 dos testes com o imunizante. O estudo contou com a participação de mais de 30 mil pessoas, em cinco países de quatro continentes. No Brasil, a cidade de Natal foi uma das escolhidas para realizar os ensaios clínicos.

O resultado para as variantes que evoluem para os quadros mais severos da covid-19 também é de 100%, incluindo a Gama e a Delta, que mais circulam no território brasileiro. Para os casos leves a moderados contra qualquer variante – quando não necessita de hospitalização – a eficácia foi de 83%.

No Rio Grande do Norte, foram vacinados voluntários entre 18 e 55 anos, residentes em Natal e região metropolitana, que não estavam com sintomas da covid-19 nem vacinados contra a doença, em abril. Ao todo, 12 mil voluntários participaram do estudo no Brasil. Além do RN, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro foram os estados selecionados para os testes.

A pesquisa com a Clover começou em março de 2021. O estudo avaliou a eficácia do imunizante através da quantidade de anticorpos no sangue, levando em consideração se estes são funcionais, ou seja, se protegem, e a imunidade celular, reafirmando uma maior proteção e uma maior memória imunológica. O ciclo com o imunizante também prevê duas doses, e a vacina deve ser conservada entre 2 e 8 ºC.

De acordo com a fabricante chinesa, o próximo passo é entrar com pedidos de registro do imunizante na China, União Europeia e Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, as tratativas com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a submissão dos resultados do estudo clínico já começaram. Uma reunião para apresentar as informações à agência sobre o processo regulatório está prevista para a próxima semana.