Caicó: Cavalaria e Paróquia homenageiam homem e mulher do campo

Uma homenagem especial foi feita pela Cavalaria da Polícia Militar, que conduziu o estandarte de Sant’Ana pelo trajeto da Cavalgada, entre o Parque de Exposições e a Catedral

O primeiro domingo de Festa de Sant’Ana de Caicó é marcado pela cavalgada e leilão, evento que, nos anos anteriores, já contou com 2 mil cavaleiros e amazonas.

Esse ano, com a pandemia e a necessidade de evitar aglomerações, a Paróquia de Sant’Ana realizou uma missa em ação de graças pelos homens e mulheres do campo, com a Catedral fechada.

Uma homenagem especial foi feita pela Cavalaria da Polícia Militar, que conduziu o estandarte de Sant’Ana pelo trajeto da Cavalgada, entre o Parque de Exposições e a Catedral.

A Cavalgada de Sant’Ana é considerada a maior cavalgada de cunho religioso do Nordeste e simboliza a fé do homem e mulher do sertão, tão resistentes às secas, neste ano celebra sua 19ª edição.

A programação especial culmina com o leilão virtual da Festa de Sant’Ana, transmitido das 9 às 14 horas pela TV Kurtição e pelas redes sociais da Catedral. Os lances para as prendas são dados pelo WhatsApp da Paróquia – (84) 9.9401-2474.

O evento é uma promoção da Paróquia de Sant’Ana e Diocese de Caicó, conta com o apoio da Lei Câmara Cascudo de incentivo à cultura e patrocínio de Ligzarb Supermercado, Distribuidora JM Frios, Café Santa Clara, Slup Sorvetes, Del Rayssa e Eletrocenter.

Foto: Isaiana Santos (Inter TV Cabugi)



Currais Novos: Festa de Santana ocorrerá através de Lives

Em data fixa, de 16 a 26 de julho, a Padroeira do Seridó será celebrada na capital da chelita

Pároco de Santana, Padre Cláudio, confirmou nesta segunda-feira (18), depois de conversa com Conselho Paroquial, que a Festa de Santana 2020 acontecerá no período tradicional em Currais Novos.

“Excepcionalmente vai acontecer sem a presença dos fiéis, mas será transmitida a cerimônia através das Lives, como página no Facebook, na Tv Cristo Reis, Rádio Currais Novos e YouTube”, acrescentou o sacerdote. Em data fixa, de 16 a 26 de julho, a Padroeira do Seridó será celebrada na capital da chelita.



Covid-19 muda festejos pelo Dia das Mães e divide famílias

Uma celebração diferente para este domingo de comemoração (10)

A pandemia do novo coronavírus impôs ao mundo um período indefinido de isolamento social e com ele as mudanças nas datas comemorativas, como foi a Semana Santa e agora, o Dia das Mães, celebrado neste domingo (10).

Por força da quarentena, o tradicional almoço do Dia das Mães já não vai reunir a família como todo ano acontece na casa da aposentada Antonia Campos, de 82 anos e mãe de cinco filhos. 

Esse ano ela saiu de São Paulo e foi com o marido e uma filha para o interior de Minas Gerais, fugir da cidade que registra o maior número de casos da covid-19 no país. Ela vai passar o período de isolamento com uma das filhas, a professora Angela Paradelas em Muriaé (MG).

Para a aposentada, esse ano vai ser diferente, porque geralmente a filha Angela não vai para São Paulo passar o Dia das Mães. “Sinto muito não poder reunir na minha casa os meus filhos, como todos os anos eu faço, não vai ser muito alegre, mas também não digo que será triste porque estou ao lado de duas filhas e com saúde. Mas estou triste, pois estou longe dos meus netos e de três filhos, também pela situação que está o país, pelo momento político e pela pandemia”, lamenta Antonia.

Estresse

Já a filha Angela diz que isolamento deu a oportunidade de passar a data com a mãe, o que não acontece todo ano. “Com todo o estresse dessa pandemia, pelo menos isso me trouxe um alento, estar com a minha mãe no dia dela, depois de tantos anos sem poder almoçar com ela nesse dia. Então, para mim vai ser muito gratificante estar com ela. Veio a calhar e tapar um buraco, porque é uma data que, em 25 anos, não passo longe da minha filha, e, por ela ter casado recentemente e morar em outra cidade, ela não vai passar comigo. Então, foi uma coisa pela outra”, reflete.

A filha da professora Angela, a analista comercial Daniela Paradelas, mora em Viçosa (MG), a 90 km de Muriaé, mas a prefeitura de Viçosa restringiu, desde 23 de março, os acessos à cidade por meio de decreto como forma de impedir que o novo coronavírus chegue ao município. 

São cinco barreiras em rodovias e 19 em estradas que dão acessos aos distritos e zona rural. A atuação nas barreiras conta com 120 profissionais da prefeitura e uma equipe formada por 36 seguranças de uma empresa privada. Os veículos com autorização de passagem são pulverizados com produtos sanitizantes e desinfetantes. A analista não conseguiu autorização para sair da cidade.

Daniela disse que está sendo um momento muito difícil. “Meu emocional está bem abalado. Casei em novembro e, com os desastres das chuvas aqui na região, fiquei bom tempo sem ver minha mãe, pois as estradas caíram. Agora a prefeitura de Viçosa colocou barreiras sanitárias em todas as saídas da cidade, então no momento estou impossibilitada de ver minha mãe. Hoje são 60 dias sem vê-la e a falta de previsão de quando vou encontrá-la me deixa mais triste ainda”, confessa.

Ela disse que será o primeiro Dia das Mães longe. “Confesso que ainda não me conformei com a ideia. Fico pensando em várias maneiras de ir para Muriaé, mas tenho consciência que estaria burlando um decreto. Mas, de qualquer forma, vou mandar um presente para ela bem especial”. 

A data será comemorada junto com a sogra e o marido. “Iremos fazer um almoço e comemorar que estamos todos com saúde”.

Para a professora Angélica Benith, a data também será diferente. Apesar de morar na mesma cidade que a mãe, São Paulo, não irá cumprimentá-la pessoalmente pelo dia, assim como a sogra, como faz todo ano. Ela diz que sempre almoça com a mãe, Marli Ribeiro dos Santos ,de 59 anos, e o café da tarde é com a sogra, Jane Benith Belo, de 63 anos.

“Não vou visitá-las, não vou abraçar e beijar, mas, no geral, não me sinto ruim porque a gente já tem uma ligação próxima, falo com minha mãe e minha sogra o dia inteiro. Então, farei uma videochamada para poder falar com elas e dar os parabéns, porque é um dia importante. Mas é um momento que a gente tem que se recolher e cuidar de quem a gente ama, que nos deu a vida, temos que preservar e cuidar da nossa matriarca. Muito provavelmente eu vou levar o presente, entregar de luva e máscara, mas não vou poder ficar junto nesse dia”, diz Angélica.

Agência Brasil



Desfile das Campeãs tem festa em meio a temporal e ‘alma lavada’ na Sapucaí

Choveu antes do desfile da Mangueira

A chuva prevista para atrapalhar a competição das escolas de samba durante carnaval aguardou o Desfile das Campeãs para aparecer com força. O Rio entrou em estágio de alerta, e o risco de deslizamentos levou sirenes a serem acionadas em comunidades.

Mas, como a noite deste sábado (29) e a madrugada de domingo (1º) eram de festa, na Sapucaí o temporal deu trabalho, mas também serviu para lavar a alma — tal qual o enredo da grande vencedora Viradouro, sobre as Ganhadeiras de Itapuã.

Choveu antes do desfile da Mangueira, a sexta colocada e primeira a voltar à Avenida, depois durante a passagem do Salgueiro (5º lugar) e na apresentação da Beija-Flor (4º). O temporal ficou ainda mais forte quando Mocidade (3º), Grande Rio (2º) e Viradouro (campeã) passaram pela Sapucaí.

Nas arquibancadas, capas, guarda-chuvas — mesmo proibidos pela Liesa — e animação mantiveram o público aquecido. Apesar dos ingressos esgotados, o setor 1, o mais popular, não chegou a ficar lotado.



Carnaval de 2020: O Mundo Vai, de Ivete Sangalo, é o grande hit

Em O Mundo Vai, Ivete conseguiu unir na letra e no vídeo tudo o que a folia tem de melhor

“Música do Carnavaaaal”. Os primeiros acordes da música O Mundo Vai, de Ivete Sangalo, entoados por Márcio Victor, vocalista do Psirico, já previam o que iria acontecer. A canção foi a mais votada pelos internautas do G1 Bahia, com 48,5% dos votos, e se consagrou como vencedora da Pesquisa Bahia Folia 2020, da TV Bahia.

A Bahia Folia, que há 27 anos elege o hit que faz a cabeça dos foliões nos circuitos da festa, foi divulgada nesta quinta-feira (15) pela jornalista e apresentadora do Bahia Meio Dia (BMD), Jéssica Senra. O último ano que a artista recebeu o prêmio foi em 2009, com a música Cadê Dalila.

Ela Não Quer Guerra Com Ninguém, de Parangolé, ficou em segundo lugar. Já a música Contatinho, uma parceria de Léo Santana com Anitta, ficou em terceiro. 

Em O Mundo Vai, Ivete conseguiu unir na letra e no vídeo tudo o que a folia tem de melhor. O hit, composto por Gigi, Ramon Cruz, Samir, Radames Venancio, Tierry e pela própria cantora, já estava dando o que falar nas plataformas digitais, acabou virando quase como a música oficial do Carnaval 2020 pela diversidade dos ritmos apresentados pela grande cantora baiana.

Com a vitória, Ivete quebra o jejum de sete anos de outros ritmos sem vencer o prêmio – desde 2014, os baianos elegiam músicas de pagode na Bahia Folia. Naquele ano, Psirico venceu com Tem Xenhenhem. Já em 2016 foi a vez do ‘trá, trá, trá’ – a Paredão Metralhadora, da Banda Vingadora, que ganhou os ouvidos e quadris dos foliões. Em 2017, o ‘gigante’ Léo Santana levou o prêmio com Santinha. A Bahia Folia 2018 premiou Elas Gostam (Popa da Bunda), de Psirico e Àttooxxá. Já música do Carnaval de 2019 foi Abaixa Que é Tiro, do Parangolé.

A decisão final deste ano leva em conta apenas a votação no site do Bahia Folia. Diferente dos outros anos, não houve uma pesquisa de rua, que era realizada entre a terça de Carnaval (13) e a quarta-feira (14) de Cinzas.



Viradouro vira no fim e se consagra campeã do carnaval do Rio

A Viradouro é a grande campeã do carnaval 2020 do Rio de Janeiro.

O enredo “Viradouro de alma lavada” falou sobre o grupo das Ganhadeiras de Itaupã, quinta geração de mulheres que lavavam roupa na Lagoa do Abaeté e faziam outros serviços em Salvador em busca da compra de sua alforria.

Este é o segundo título da escola. A escola de Niterói foi campeã do Grupo Especial do Rio em 1997. No ano passado, ela foi vice-campeã com um enredo sobre histórias encantadas.

Destaques do desfile

  • O samba tinha influência de afoxé, ritmo baiano, nos batuques e na melodia.
  • Na comissão de frente, a atleta da seleção brasileira de nado sincronizado Anna Giulia, vestida de sereia, dava mergulhos de até um minuto em um aquário com 7 mil litros de água mineral, representando a Lagoa do Abaeté.
  • Teve até cocada para o público. Os doces foram distribuídos ao lado das baianas, que representaram as quituteiras. As saias eram bordadas com figuras de abará, tapioca e acarajé.

O desfile mostrou as atividades que as Ganhadeiras exerciam: lavar roupa, carregar e vender água, cozinhar e vender alimentos, costurar, vender bugigangas etc.

Essas mulheres foram exaltadas no desfile como as “primeiras feministas do Brasil”, pela força que tiveram para ir atrás da liberdade e pela importância para a cultura da Bahia.

Foi o primeiro desfile do casal carnavalescos Marcus Ferreira e Tarcisio Zanon juntos na Viradouro.

A cantora Margareth Menezes desfilou como destaque do carro que lembrou as cirandas de roda à beira do mar aberto, uma contribuição das Ganhadeiras à música baiana.

A rainha de bateria, Raissa Machado, pelo sétimo ano na Viradouro, vestiu uma fantasia em homenagem à rainha dos Malês, Luiza Mahin, uma das lideranças da revolta pela libertação dos escravos em Salvador.

O grupo de encerramento se chamava “Lute como uma mulher!”, e levou mulheres negras ligadas à pauta feminista para a avenida.

G1



Caicó: Grupo da Renovação Carismática realiza o 1º Cristãofolia

om o propósito de primeiramente louvar, agradecer e bendizer a Deus – que tem realizado tantos milagres e derramado tantas bênçãos

O grupo da Renovação Carismática Católica realiza nesta terça-feira (18), o 1º Cristãofolia em Caicó. Em um trio elétrico, a banda Cavaleiros de Cristo puxará o arrastão a partir das 18h, saindo das proximidades do Conselho Comunitário do bairro Paraíba, com destino ao Complexo Turístico Ilha de Santana.

Com o propósito de primeiramente louvar, agradecer e bendizer a Deus – que tem realizado tantos milagres e derramado tantas bênçãos – por meio dos jovens, pretende-se despertar em toda comunidade a vontade de segui-lo e viver o que a igreja ensina.



Caicó terá ações sociais na Campanha do Carnaval 2020

Confira a programação na matéria

O Município de Caicó vai desenvolver várias ações na Campanha para o Carnaval 2020. As ações são resultantes da articulação entre a secretaria municipal de Saúde, secretaria municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Residências Multiprofissional em Atenção Básica, IV URSAP, Hemocentro e SAE do Município de Caicó.

Confira a programação na mídia:
Dia 06/02 Quinta-feira.
Rádio Jovem Pan – Dalvanira Lopes.
Horário: 9h.
Divulgação da Campanha do Carnaval e abordagem da temática de Violência contra o idoso e Violência contra crianças e adolescentes.
Participantes: Francinete (Técnica do CREAS) e Pedro (Presidente do Conselho do Idoso).

Dia 12/02/2020 Quarta-feira.
Rádio Povo FM – Suerda Medeiros e Gláucia Lima
Horário: 07h30min.
Divulgação da Campanha do Carnaval e abordagem da temática de Violação dos direitos de criança e adolescente.
Participantes: Izabeli (residente da UFRN) e Cristiano (Presidente do CMDCA).

Dia 12/02 Quarta-feira.
Rádio Jovem Pan – Suebster Neri.
Horário: 7h10min.
Divulgação da Campanha do Carnaval e abordagem da temática de Trabalho Infantil e Abuso e exploração sexual de criança e adolescente.
Participantes: Santana e Messias (Conselheiros Tutelares)

Dia 17/02/2020 Segunda-feira.
Rádio Rural FM – Sidney Silva
Horário: 11h30min.
Divulgação da Campanha do Carnaval e abordagem da temática de Prevenção a DST e Violência contra a Mulher.
Participantes: Jadson (residente da UFRN) e Priscilla (Técnica da SEMTHAS).

Dia 18/02/2020 Terça-feira.
Rádio 95FM Marcos Dantas
Horário: 07h30min

Terça-Feira dia 11/02 às 09:30 horas – Ações de testagem rápida e imunização dos trabalhadores e trabalhadoras do SESC (Serviço Social do Comércio) Caicó.
Responsáveis: Equipe Técnica da SMS, SAE (Serviço de Assistência Especializado) e Residência Multiprofissional em Atenção Básica (EMCM/UFRN)

Sábado dia 15/02 a partir das 07:00 horas – Ações de classificação sanguínea, aferição de pressão arterial, testagem rápida e distribuição de preservativos e material educativo. Responsáveis: Equipe Técnica da SMS, SAE, IV URSAP (Unidade Regional de Saúde Pública), Hemocentro, Residência Multiprofissional em Atenção Básica (EMCM/UFRN).

Quarta dia 19/02 às 8:00 horas – PitStop com representantes da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Assistência Social e parceiros para distribuição de preservativos e material educativo;
Zona Leste – Ponto de Mobilização: Primeiro jerimum na entrada da Nova Descoberta; UBS: Nova Descoberta, Castelo Branco e Itans;

Sexta dia 21/02 às 07:30 horas – PitStop com representantes das equipes para distribuição de preservativos e material educativo;

Zona Norte – Ponto de Mobilização: Semáforo que liga a avenida Drº Carlindo Dantas com a Felipe Guerra; UBS: Boa Passagem, Alto da Boa Vista, Recreio, Samanaú, Nova Caicó e Vila do Príncipe;

Zona Sul – Ponto de Mobilização: Mercado Público no cruzamento da Coronel Martiniano; UBS: Soledade, Paraíba e Centro;

Zona Oeste – Ponto de Mobilização: Na faixa pedestre da Escola EECAM; UBS: Walfredo Gurgel, Frei Damião, Barra Nova, João XXIII, Paulo VI e João Paulo II.

Dia 20/02 às 16:30 horas – Participação da mobilização social durante o percurso do Bloco do Magão em acompanhamento ao Bloco do Psifolia,

Outras ações realizadas pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família durante o mês de fevereiro nas UBS:

• Distribuição de preservativos e material educativo nas UBS;

• Sala de espera nas UBS sobre a importância do uso do preservativo e realização dos testes rápidos, infecções sexualmente transmissíveis, assédio sexual, uso abusivo de álcool e outras drogas, cuidados com a saúde durante a folia (hidratação, alimentação, repouso, higiene etc);

• Ações no ambiente escolar com alunos do ensino médio (importância do uso do preservativo e realização dos testes rápidos, infecções sexualmente transmissíveis, assédio sexual, uso abusivo de álcool e outras drogas, cuidados com a saúde durante a folia como hidratação, alimentação, repouso, higiene etc);

• Distribuição de preservativos e material educativo nas pousadas e sedes de blocos do território.



Setor hoteleiro de Natal e de outras regiões do Brasil esperam Carnaval melhor que o de 2019

Em Natal (RN), a estimativa é alugar 90% do total de leitos disponíveis, contra os 88% alcançados em 2019

A valorização do dólar frente ao real deve favorecer o turismo nacional durante o Carnaval, atraindo mais estrangeiros e estimulando os brasileiros a viajarem pelo país. Setores como o hoteleiro apostam que, este ano, a taxa de ocupação de pousadas e hotéis de alguns dos principais destinos turísticos brasileiros será superior à registrada em 2019.

Levantamento preliminar da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih Nacional) indica que, em várias capitais, a quantidade de reservas de hospedagem para a festa de Momo já supera a do mesmo período do ano passado. Embora não abranja todo o país, o trabalho divulgado pela associação contempla alguns dos principais destinos turísticos nacionais.

No nordeste, os hotéis de Maceió (AL), Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB) já estão com 75% da capacidade ocupada, mesmo índice registrado em 2019 durante o feriado. A expectativa, contudo, é que, até a próxima sexta-feira (14), esta taxa aumente com a chegada dos viajantes de última hora e supere a do ano passado.

Em Recife (PE), 95% das reservas já foram confirmadas, indicando uma maior movimentação. Em Natal (RN), a estimativa é alugar 90% do total de leitos disponíveis, contra os 88% alcançados em 2019. Já em Salvador, principal destino turístico da região, a lotação deve ser total.

Ainda de acordo com a Abih Nacional, a ocupação dos hotéis do Rio de Janeiro (RJ) também deve superar o índice registrado no ano passado. Setenta e quatro por cento das reservas já foram confirmadas, o que sugere uma ocupação de, no mínimo, 90% da capacidade hoteleira. Em 2019, a taxa de ocupação na capital fluminense foi de 74%.

Também na Região Sudeste, Belo Horizonte (MG) deve atingir uma taxa de ocupação da ordem dos 80%, enquanto na capital paulista, onde o  carnaval de rua vem se consolidando como uma atração popular, a taxa deve ficar em 60%.

Agência Brasil



Jovem pernambucana cria picolé em formato de pênis e causa polêmica na internet

Alguns internautas defenderam a criação da jovem. “Vamos fazer essa gata ganhar dinheiro”, escreveu um seguidor, Já outros não gostaram e atacaram o picolé

Uma jovem pernambucana criou um picolé em formato de pênis, o “Picalé”, e divulgou nas redes sociais. Desde então, a publicação causou discussões e bombou na internet.

Tayná Maísa, jovem que criou o “Picalé”, classificou o picolé como “mais exótico de Pernambuco” e afirmou que vai começar as vendas no dia 15 de fevereiro em Olinda, cidade considerada uma das mais agitadas no carnaval.

Segundo a jovem, os sabores serão de morango, caipirinha, abacaxi, graviola e chocolate branco, além de todos terem a casquinha de chocolate.

Alguns internautas adoraram a ideia e defenderam a criação da jovem. “Vamos fazer essa gata ganhar dinheiro”, escreveu um seguidor.

Já outros não gostaram e atacaram o picolé. “Eu sempre admirei o carnaval de Recife, por ter famílias pulando carnaval, crianças com suas sombrinhas de frevo. Imagino essas crianças vendo homens e mulheres chupando o tal picolé”, escreveu uma seguidora.