Festa do Rosário de Caicó prossegue com a celebração da quarta novena nesta segunda

Após a novena, na parte social, haverá o funcionamento do Pavilhão do Rosário, com música ao vivo e vendas de comidas típicas

Em Caicó, a Festa de Nossa Senhora do Rosário prossegue nesta segunda-feira (21). Às 17h30 – Missa. Às 19h – 4ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

A novena terá como noitários: Congregação das Filhas do Amor Divino, Congregação Nossa Senhora de Belém, Terço dos Homens, Terço das Mulheres e Terço da Divina Misericórdia.

O Subtema será: O que o Espírito diz à Igreja de Tiatira (Ap 2, 18-29)., tendo como pregador o Pe. Fagner Sérgio de Medeiros Dantas (Vigário Paroquial de São Sebastião em Parelhas). Após a novena, na parte social, haverá o funcionamento do Pavilhão do Rosário, com música ao vivo e vendas de comidas típicas.



Padre Gleiber faz homenagem aos 129 anos de Currais Novos

Padre Gleiber é pároco de Florânia

”ORGULHO DO MEU SERTÃO”

Tenho sede do sertão, estou com fome do Seridó. Hoje, vou me esbaldar. Currais Novos está em festa. Mais um quilate de prata na sua emancipação. Prata da casa, tirada das minas daqui. Para quem não me conhece, sou neto de Adriana, Cipriano é meu avô. No alpendre da Bela Vista, avistando o Pico do Totoró, espero chegar a banda. Vai se apresentar no coreto, depois que Mons. Paulo terminar a Missa. Palco bom é o Guarany! Já vi muita banda ali. Padre Ausônio vem também, no carro do Maestro Caçote. Se der gente aqui, como dizem que vai dar no coreto, empanque carne para esse povo todo. Dr. Tomaz já disse que ninguém trabalha para ele, no dia de hoje; mandou fechar a Brejuí.

Quando passar essa festa, com tudo a que tem direito, com o Jesus Menino formado, na praça Cristo Rei, para desfilar, e sessão solene na Câmara, com discurso de Joabel Rodrigues, vou prosar com Zé Bezerra Gomes. Poeta bom que o Rio Grande do Norte já viu! Zila Mamede que o diga. Quero rever os Apertados e ver se aprendo a ler aquelas letras bem desenhadinhas! Se eu tiver a sorte de pegar o Casarão aberto, vou comprar os livros desses escritores daqui, para levar de lembrança. Por falar em lembrança, vou passar pelo cemitério. Quem sabe, um dia, não me deitarão por lá?! O futuro a Deus pertence. E é mesmo! Ninguém pensava que aquele arruado de casas, no aceiro dos currais, fosse dar no que é Currais Novos, agora… Jamais se pensou que o nome da velha fazenda fosse profecia da bela vista que se tem hoje…

Sim, eu já ia me esquecendo: só posso ir embora depois que falar com Pe. Onio. Ele chega de Cerro Corá, daqui a três dias, pelo menos foi o que Pe. Welson me disse. Vou deixar para ir na Matriz, pedir a bênção a Sant’Ana, no dia da viagem. Aproveitar para acender uma vela. Vou ter que descer do sonho e voltar para a saudade. Mas os Currais ficarão de pé, com a resistência das cercas de pedra, testemunhando a luta dos que trabalham por uma política sem vencedores nem bandidos. Política para todos! Tenho fé em Deus que volto, na procissão, de branco, pedindo paz. Pago uma promessa e dou os parabéns a Pe. Tércio, que fez 80 anos.

@gleiberdantas – Recife, 15 de outubro de 2015.



Currais Novos celebra 129 anos de Emancipação Política

Segundo dados históricos, durante a Monarquia, Currais Novos foi instituída Distrito de Paz

O município de Currais Novos completa nesta terça-feira (15), 129 anos de emancipação política. A data marca o desmembramento da cidade do município de Acari, ocorrido em 15 de outubro de 1890.

Segundo dados históricos, durante a Monarquia, Currais Novos foi instituída Distrito de Paz, através da resolução provincial nº 301 de 06 de setembro de 1854. O Distrito pertenceu primeiramente ao município de Vila do Príncipe (Caicó), de 31 de julho de 1788 a 11 de abril de 1833, quando passou a pertencer ao município de Acari.

Somente em 15 de outubro de 1890, o decreto nº 59, do então governador provisório Pedro Velho de Albuquerque Maranhão, declarou instituído o município de Currais Novos, com instalação em Sessão Solene realizada no dia 26 de fevereiro de 1891 pelo então presidente da Intendência acariense, o Capitão Cipriano Bezerra de Santa Rosa.

Após o desmembramento, o município de Currais Novos teve sua área delimitada pelo topógrafo Juventino da Silveira Borges. Teve como primeiro administrador, Quintino Galvão, que governou o município de 06/02/1891 a 03/04/1892.

Somente em 29 de novembro de 1920, o município foi elevado à condição de cidade pela Lei nº 486, sancionada pelo Governador Antônio José de Melo e Sousa, durante o segundo mandato do então prefeito João Alfredo Pires. Nessa época, a população era de 14 mil habitantes, com 12 ruas, 1 avenida, 2 praças e 3 travessas. Posteriormente, do município de Currais Novos foram desmembrados Cerro Corá, em 1953, e Lagoa Nova, em 1962.



Dia das Crianças em Campo Redondo foi marcado por grande festa em praça pública

A cidade de Campo Redondo comemorou o Dia da Criança, na tarde deste sábado (12) feriado da padroeira do Brasil. A celebração aconteceu na Praça de Eventos e contou com a presença de milhares de crianças dos diversos bairros e comunidades rurais. O prefeito Alessandru Alves, a vice-prefeita Silvânia Karla, secretários, vereadores, funcionários, além das famílias participaram do momento. Dezenas de bicicletas, brindes, sorteios, lanche e apresentações de personagens do mundo infantil, mágicos, palhaços, transformers, encantaram a festa.

Para o prefeito Alessandru Alves satisfação grandiosa de promover, através da administração o momento para as crianças. “A festa foi grandiosa. Fiquei muito feliz, confesso que revivi minha infância ao perceber o sorriso daquelas crianças. Parabenizar as secretarias que se empenharam para fazer acontecer. Parabéns a toda garotada. Viva as crianças de Campo Redondo”.

De acordo com Karmen Marília, secretária do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, foi a primeira grande festa organizada. “Fiquei com o coração cheio de felicidade e alegria, agradeço de coração a cada um que se uniu para fazer a Festa das Crianças um sucesso. Aos que ajudaram direta ou indiretamente. Foi maravilhoso cada abraço que recebemos das crianças que ficaram felizes em ganhar um presente e ter uma tarde de lazer com seus familiares”, contou.