IFRN oferta 40 vagas para Curso Técnico em Comércio no Campus Currais Novos

Foto: Reprodução

O IFRN Campus Currais Novos está com inscrições abertas para o processo seletivo do Curso Técnico Subsequente em Comércio, com ingresso previsto para o segundo semestre letivo de 2026. Ao todo, são ofertadas 40 vagas gratuitas para o curso, que será realizado no turno noturno e é destinado a candidatos que já concluíram o ensino médio. As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de junho, por meio do site do processo seletivo do IFRN.

Com duração de um ano e meio, o Curso Técnico em Comércio oferece formação voltada para áreas como vendas, compras, negociação, administração, logística, finanças, contabilidade, gestão de pessoas e empreendedorismo. A proposta é qualificar profissionais para atuar em empresas de diferentes segmentos, ampliando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento do setor comercial da região.

A seleção dos candidatos será feita por sorteio eletrônico entre os inscritos, garantindo igualdade de oportunidades. A taxa de inscrição é de R$ 25,00, e metade das vagas é reservada para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas.



Lançamento do livro “Seridó: A Saga” acontece nesta sexta-feira em Currais Novos

Foto: Reprodução

A cidade de Currais Novos recebe, nesta sexta-feira (12), o lançamento do livro Seridó: A Saga – Volume II, obra que busca preservar a memória, valorizar a identidade regional e eternizar a história do povo seridoense. O evento está marcado para as 19h, na Escola do Legislativo, localizada na antiga residência de Tomaz Salustino.

A publicação reúne importantes contribuições sobre a trajetória histórica, cultural e social do Seridó, contando com a organização de Walclei Azevedo, Bina Toscano, Manoel Pinheiro Netto e Luiz Mariz.



Equipe da Casa Irmã Ananília participa do 31º ENAPA em Florianópolis

Entre os dias 11 e 13 de junho de 2026, a equipe técnica da Casa Irmã Ananília participa do 31º Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ENAPA), realizado em Florianópolis/SC.

O evento reúne profissionais, especialistas e integrantes da rede de proteção à infância e adolescência de todo o país, com debates sobre garantia de direitos, convivência familiar e comunitária, acolhimento e adoção.

A participação reforça o compromisso da instituição com a formação permanente de seus profissionais e com o aprimoramento do atendimento prestado às crianças e adolescentes acolhidos.

A Casa Irmã Ananília também agradece o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).



Operação Cavalo de Troia: Polícia Civil cumpre mandados contra suspeitos de homicídios em Caicó

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nesta quinta-feira (11), a Operação Cavalo de Troia, que resultou na prisão de três homens, dois de 18 anos e um de 25 anos, suspeitos de envolvimento em homicídios no município de Caicó/RN.

A ação teve como objetivo o cumprimento de 11 medidas cautelares, sendo quatro mandados de prisão temporária e sete mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo Poder Judiciário.

Durante a operação, dois homens foram presos temporariamente. Um terceiro homem também foi preso em flagrante pelo crime de posse irregular de arma de fogo.

No decorrer das diligências, foram apreendidas três armas de fogo, quantia em dinheiro e outros materiais que serão incorporados às investigações em andamento.

A ação contou com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte.

As investigações prosseguem com o objetivo de esclarecer os crimes apurados, identificar outros possíveis envolvidos e reunir novos elementos probatórios.

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população. Informações que possam auxiliar nas investigações podem ser repassadas, de forma anônima e segura, por meio do Disque Denúncia 181.



Brasil: nova regra amplia horário de desconto em energia para produtores que usam irrigação

Foto: Reprodução

O Governo do Brasil assinou, nesta segunda-feira, 8 de junho, uma portaria que amplia a flexibilidade para utilização dos descontos na conta de energia elétrica destinados à irrigação e à aquicultura. A medida, que dá cumprimento à Lei nº 15.235/2025, beneficia produtores rurais que utilizam sistemas de irrigação e dependem da energia elétrica para bombear e distribuir água nas lavouras. A medida foi apresentada durante o Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães (BA).

Na prática, os irrigantes poderão escolher com mais liberdade os horários em que utilizarão a energia com desconto. Antes, o desconto era aplicado em uma faixa mais restrita, concentrada principalmente no período da noite e da madrugada (22h às 6h). Com a nova regra, o benefício poderá ser usado por 8 horas e 30 minutos por dia, de forma contínua ou fracionada, dentro de uma janela maior: das 21h30 às 17h do dia seguinte, conforme as necessidades da produção.

Com isso, quem irriga pode organizar melhor o funcionamento dos equipamentos conforme a necessidade da lavoura, em horários como o início da manhã ou à noite. A mudança também ajuda o sistema elétrico a aproveitar melhor a energia disponível ao longo do dia.

O vice-presidente Geraldo Alckmin, que assinou a portaria, destacou que a medida é especialmente importante para regiões irrigadas, como o oeste da Bahia, diante dos efeitos das mudanças climáticas.



Ezequiel recebe mineradores e discute retomada do trabalho em Ouro Branco

Mineradores da Serra do Poção, área localizada entre o município de Ouro Branco, no Rio Grande do Norte, e o município de Várzea, na Paraíba, foram recebidos em audiência pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), nesta quarta-feira (10), em busca do apoio do Legislativo para a retomada das frentes de trabalho que ocupam 500 famílias – direta e indiretamente – na extração do quartzito itacolomito, uma rocha ornamental amplamente utilizada na construção civil para revestimentos de pisos, paredes, piscinas e calçadas.

“O grupo de mineradores de Ouro Branco expôs a necessidade da retomada da atividade em virtude do forte impacto econômico na região, provocando desemprego imediato e insegurança social entre as famílias envolvidas em Ouro Branco. Nós que somos do semiárido temos a consciência da necessidade da geração de emprego e renda nestas localidades”, disse Ezequiel Ferreira.

Durante a reunião representantes da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN, (Fapern), Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Norte, (MPT-RN) e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente ouviram as demandas dos mineradores e colocaram técnicos a disposição da cooperativa que centraliza a atividade de lavra da mineração no município, em uma área de 268 hectares. 

“Somos pequenos mineradores, semelhante aos agricultores familiares. É uma atividade de subsistência há mais de 60 anos e o município depende deste setor que é o que mais emprega na cidade”, explicou Manoel Francisco Figueiredo (Nezinho), representante dos mineradores, salientando que todas as iniciativas para a retomada da atividades serão conduzidas pela nova gestão da cooperativa que será eleita nesta quinta-feira (11).  

Estima-se que mais de 1.600 pessoas dependam direta ou indiretamente dessa cadeia produtiva. Recentemente, as frentes de garimpo da Serra do Poção, em Várzea (PB)passaram por interdições e fiscalizações por órgãos federais devido a questões de regularização e segurança do trabalho, impactando a continuidade da atividade em Ouro Branco (RN), que teve a extração do quartzito paralisada desde o início do mês.



Prazo do REFIS 2026 está terminado: contribuinte de Currais Novos têm até 30 de junho para aproveitar descontos

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Currais Novos alerta a população que está na reta final o prazo para adesão ao REFIS 2026, Programa de Recuperação Fiscal que oferece condições especiais para a regularização de débitos municipais, com descontos que podem chegar a 100% sobre juros e multas.

Os contribuintes têm até o dia 30 de junho para aproveitar os benefícios do programa e negociar dívidas relacionadas a IPTU, ISS, ITIV, alvarás e taxas municipais vencidas até 31 de dezembro de 2025.
Para quem optar pelo pagamento à vista, o REFIS garante 100% de desconto em juros e multas. Já aqueles que preferirem parcelar os débitos, também contam com condições diferenciadas e reduções proporcionais, tornando a regularização mais acessível.

A Prefeitura reforça que esta é uma oportunidade única para ficar em dia com o município, evitar cobranças futuras e aproveitar condições que não estarão disponíveis após o encerramento do programa.

Os interessados devem procurar o setor de Tributação da Secretaria Municipal de Finanças, localizado na Av. Coronel José Bezerra, 167, Centro (antigo Fórum), para consultar sua situação fiscal e aderir ao REFIS 2026.



Pré-candidata a deputada estadual, Fátima Souza destaca luta por mais representatividade feminina

Pré-candidata a deputada estadual pelo PCdoB, a jornalista Fátima Souza participou nesta quinta-feira (11) do programa Café com Política, da Rádio Currais Novos FM, onde falou sobre sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e apresentou algumas das pautas que pretende defender caso seja eleita.

Durante a entrevista, Fátima destacou que um dos principais motivos para colocar seu nome à disposição da população é a defesa das mulheres e a necessidade de ampliar a representatividade feminina nos espaços de poder e decisão.

“Foi um dos motivos de eu ter topado levantar essa bandeira e ocupar o espaço da mulher. Precisamos pensar dessa forma: quem vai fazer política pública para a mulher são as mulheres. Obviamente que os homens também fazem, mas precisamos ter essa consciência”, afirmou.

Conhecida como Fatinha, a seridoense é jornalista, bióloga, gestora ambiental e ativista social. Ao longo da trajetória, atuou na comunicação, na defesa da causa animal e dos direitos da pessoa com deficiência. Atualmente, exerce o cargo de secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Currais Novos, onde desenvolve ações voltadas ao fortalecimento da economia local e à geração de oportunidades para a população.



Prazo para regularização de ligações de esgoto em Caicó termina no dia 15 de junho

Foto: Reprodução

Os moradores e comerciantes de Caicó têm até o próximo dia 15 de junho para regularizar as ligações de esgoto à rede sanitária do município. A medida faz parte da campanha educativa “Caicó Mais Limpa: Esgoto no Lugar Certo”, promovida pela Prefeitura de Caicó para conscientizar a população sobre a importância do descarte correto dos efluentes.

A ação foi iniciada após vistorias realizadas pela CAERN e pela Vigilância Sanitária, atendendo a uma solicitação do Ministério Público do Rio Grande do Norte para identificar ligações irregulares de esgoto em galerias de drenagem e riachos da cidade.

Uma campanha foi realizada no municipio no dia 16 de março e foi amplamente divulgada nos canais oficiais do município, no rádio, redes sociais e blogs de noticias, com o prazo de 90 dias para as devidas adequações. A Secretaria de Infraestrutura ainda está fazendo o trabalho de orientar a população de como devem ser feitas as ligações de forma regular.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, o prazo concedido para a regularização voluntária está se esgotando e será encerrado no dia 15 de junho. A orientação é que proprietários de imóveis residenciais e comerciais verifiquem suas instalações e realizem as adequações necessárias antes do fim do período estabelecido.

Após o encerramento do prazo, equipes de fiscalização poderão identificar e lacrar conexões clandestinas que estejam despejando esgoto de forma irregular, contribuindo para a poluição ambiental e trazendo riscos à saúde pública.



RN recebe selo FNAS por ampliar proteção social e fortalecer assistência às famílias

Foto: Reprodução

O Rio Grande do Norte reafirmou seu protagonismo nacional na área da assistência social ao receber, nesta quarta-feira (10), o Selo FNAS – Compromisso com o SUAS: Proteção para Nossa Gente! Edição 2025. A certificação foi entregue durante a etapa estadual do projeto FNAS pelo Brasil e reconhece estados e municípios que se destacam pela qualidade da gestão e pela correta aplicação dos recursos destinados à política de assistência social.

A solenidade contou com a participação da governadora Fátima Bezerra e reuniu cerca de 400 participantes, entre gestores, técnicos e representantes dos 167 municípios potiguares. Além do Governo do Estado, 119 municípios também foram contemplados.